Áreas de atuação

O que fazemos:

Atuamos, essencialmente, em 4 trilhas / Oficinas relacionadas à aprendizagem em TE – Tecnologia Educacional – desenvolvidas para a formação docente de modo presencial ou online. Todas elas seguem o mesmo modelo: são práticas com uma breve introdução ao software / aplicativo a ser utilizado, seguida de tarefas relacionadas às práticas pertinentes a cada um deles em um contexto baseado em projetos e solução de problemas – prioritariamente, relacionados às situações reais do dia a dia do educador e da escola.

Abaixo, seguem as trilhas com suas especificidades:

o que fazemos_pacote escritórioNessa trilha, trabalhamos com a aprendizagem de edição e produção de textos, apresentações de slides e planilhas de cálculos. A proposta não é, apenas, saber utilizar, mas, sim, produzir conteúdos interessantes e criativos com cada uma dessas ferramentas.

Como exemplos, podemos citar planilhas que utilizam funções que fazem com que elas “respondam” a dados nelas introduzidos e/ou alterados em determinadas células alterando a cor ou o valor delas mesmas ou de outras; apresentações que possuem animações interativas ou, ainda, textos que possuem links internos que nos remetem a pontos específicos que queremos acessar.

O que fazemos_curadoria de conteúdos

Nessa trilha, abordamos a curadoria de conteúdos, essencialmente, online. A ideia é aprender a como desenvolver habilidades de identificação, leitura, interpretação e análise de conteúdos nos estudantes para que eles aprendam – e entendam – o que é, a importância e como fazer uma curadoria.

Nesse aspecto, é importante ressaltar que os conteúdos a serem trabalhados online estarão disponíveis na forma de arquivos. Portanto, entender o que eles são e como trabalhar com eles – baixar, editar e converter dependendo de cada caso – torna-se fundamental nesse processo de aprendizagem.

O que fazemos_Prudução e edição de mídias

Nessa trilha, a ideia é produzir e editar vídeos, imagens, áudios, animações, sites e blogues. Especificamente com vídeos, trabalharemos na pré-produção, produção e pós-produção (edição e efeitos).

Na pré-produção, desenvolveremos ideias e temas a serem trabalhados, roteiro inicial, narrativa inicial, equipamentos, pessoal envolvido etc.

Na produção, abordaremos enquadramentos, movimentos de câmera, iluminação, direção, áudio, prováveis alterações no roteiro e na narrativa, aprimoramento e detalhamento do roteiro (roteiro técnico ou decupagem), tomadas e cenas, imagens de cobertura (inserts) e algo mais.

Na pós-produção, trataremos da edição do material produzido, incluindo a narrativa final que ela produz. Cortes, inserções, colorização, pistas/faixas de áudio e vídeo, efeitos e muito mais serão abordados na parte técnica para permitir que a narrativa do vídeo esteja de acordo com os objetivo que queremos alcançar.

O foco, qualquer que seja a mídia, é desenvolver habilidades técnicas para permitir a produção de conteúdos através de projetos específicos ou interdisciplinares.

O que fazemos_pc blocos e códigos

Esse trilha trata do PC – Pensamento Computacional. Ele pode ser desenvolvido com ou sem dispositivo computacional.

As Oficinas dessas atividades se dividem em PC propriamente dito, linguagens baseadas em blocos – como o Scratch por exemplo – e linguagens baseadas em código – Python, JavaScript entre outras.

Desenvolvemos atividades mão na massa com e sem computadores. Com eles, iniciamos a aprendizagem do PC através do Scratch. Depois, dependendo de cada caso, podemos iniciar como o nível básico de alguma linguagem baseada em código.

Veja mais atuações e exemplos de nossas atividades na sequência.

  • Capacitação docente em TDIC – Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
  • Palestras sobre as TDIC, presenciais e online.
  • Cursos online sobre várias ferramentas tecnológicas digitais.
  • Produção de ODA – Objetos Digitais de Aprendizagem. Veja esta animação como exemplo.
  • Iniciação na utilização do Scratch. Veja alguns projetos aqui.
  • Iniciação na utilização do Excel – ou o Planilhas do Google – para desenvolver o raciocínio lógico. Veja um exemplo prático.
  • Produção de textos sobre TDIC.
  • Produção de apresentações e treinamento em PowerPoint para se atingir os objetivos pedagógicos propostos, segundo 4 princípios: Timing, Design, Animação, e Interatividade.
  • Serviço de ajuda sobre apresentações em PowerPoint. Saiba mais.
  • Realização de cursos online e presenciais sobre TDIC.
  • Roteirização, preparação, edição e produção de videoaulas.
  • Capacitação em edição de vídeos como ferramenta de aprendizagem.
  • Foco no desenvolvimento, dentre outras competências e habilidades, dos 5 C‘s: senso Crítico; Conteúdo; Criatividade, Colaboração e Comunicação.

Ficou interessado(a)? Será um prazer conversar com você. Entre em contato conosco!

Equipe TecnologiaEducaBrasil